26 de abril de 2011

Jaguariúna Rodeo Festival se torna franquia e ganha novo endereço a partir de 2012

A edição 2011 do evento, que acontece entre 4 e 15 de maio, tem a cantora Paula Fernandes como madrinha


Uma viagem de trem ao lado da cantora Paula Fernandes e do peão Adriano Moraes desperta boas risadas. Mesmo que o trajeto seja tão curto: entre a Estação Carlos Gomes, em Campinas, e Jaguariúna. Na primeira parada da locomotiva numa ponte sobre o rio, as dicotomias entre os dois florescem de vez. Todo valentão, o peão, tricampeão mundial de rodeio em touros, tentar encorajar a cantora a olhar para baixo. Tarefa nada fácil. A cantora, em fragilidade, desabafa: "Ele vai ficar parado mesmo?". O encontro dos dois na manhã desta segunda-feira (25) marcou o lançamento da edição 2011 do Jaguariúna Rodeo Festival (JRF). Entre as novidades, duas despertam comentários: a grife JRF se tornou uma franquia e a partir do próximo ano a festa ganha novo (e maior) espaço.

Após ser cortejada pelos peões de plantão, a cantora Paula Fernandes colocou em prática o ofício a ser desempenhado durante a festa. Pousou para fotografia ao lado de fãs, distribuiu autógrafos e abusou nos acenos. Proposital:  além de se apresentar na arena principal do evento, a mineira foi convidada para ser a madrinha deste ano. "A primeira madrinha foi Lúcia Veríssimo. Isso há 22 anos", lembrou Valdomiro Polizelli, o idealizador do evento. Aliás, coube ao empresário anunciar a parceria entre a Red Eventos com a empresa W/Eller, que durante os próximos cinco anos tem os direitos de explorar a grife JRF. A edição 2011 foi orçada em R$ 12 milhões.

A primeira ação da união é extrapolar os limites de Jaguariúna. A festa não sairá da cidade, mas se multiplicará pelo País. "Para o segundo semestre estamos fechados com Goiânia (GO) e Palmas (TO). Daqui a dois anos, teremos 10 festas com a franquia JRF espalhadas pelo Brasil", explicou Paulo Bellotti, diretor de marketing da W/Eller. Em compensação, a edição 2012 do evento em Jaguariúna, de acordo com o diretor, terá novo endereço. O local ainda não foi definido. "Será um espaço bem maior, que possa receber de 60 a 80 mil pessoas. Queremos fazer algo no conceito do SWU. Um grande festival country".

Outra semente jogada durante a coletiva, consequência direta da extrapolação da franquia JRF, dá-se pela capacitação de mão-de-obra qualificada ao segmento do rodeio. A ideia partiu da W/Eller e chegou fresca aos ouvidos de Gustavo Reis, prefeito de Jaguariúna. Contudo, apenas quimeras. "Além de uma escola para formação de peões, poderíamos estabelecer dentro da Rede Pública de Ensino curso para a capacitação de profissionais nas áreas de iluminação, vídeo e som".

SegurançaA polêmica sobre a segurança da festa ainda ronda o evento. Compreensível: em 2009, após tumulto na arena principal, quatro pessoas morreram e 11 ficaram feridas. A principal medida de segurança para 2011, explica Bellotti, foi diminuir a entrada de pessoas na arena de 16 mil pessoas (a 18 mil), marca dos anos anteriores; para 11 mil. "Uma média de 2 pessoas por metro quadrado. Garante ainda um conforto a mais ao público", justifica.

A cantora
Apesar de afirmar à imprensa, por meio de uma assessora, que não falaria sobre Roberto Carlos (principalmente a respeito do boato que pregava um caso amoroso entre os dois), Paula Fernandes comentou sua passagem, em 2010, pelo especial de fim de ano do Rei. Um divisor de águas na carreira, recorre ao clichê. "Muitos conheciam minha voz, mas não a minha fisionomia. A participação aumentou minha credibilidade, que venho construindo há 18 anos", conta a cantora. Sobre as canções do seu repertório ("viagem pelo pop sem perder a essência rural", define o som), a cantora resume: "Canto e componho o que toda mulher queria dizer, mas não diz..".

Nenhum comentário:

Postar um comentário