1 de junho de 2011

Com 700 mil cópias, Paula Fernandes é o fenômeno do ano


Bem que mineiro tem fama de "comer quieto''. A cantora Paula Fernandes, de Sete Lagoas (MG), chegou meio como quem não quer nada e pegou o Brasil desprevenido com o seu sertanejo pop. Fez uma apresentação tímida, mas marcante, no especial "Emoções Sertanejas'', de Roberto Carlos, em março do ano passado.
Participou também do especial de fim de ano do Rei, em dezembro de 2010. Lançou seu sexto CD e primeiro DVD, "Paula Fernandes Ao Vivo'', em fevereiro deste ano.
Na semana passada, segundo a gravadora Universal, o título bateu a marca das 700 mil cópias vendidas (somando os dois formatos), o que fez da cantora o maior fenômeno da indústria fonográfica brasileira em 2011. "Eu fiquei em estado de choque. A gente está vencendo a pirataria e mostrando que as pessoas ainda acreditam no produto original'', comemora Paula Fernandes, por telefone.

Não é preciso salientar que, em tempos de crise na indústria fonográfica, artistas do primeiro escalão dificilmente vendem mais do que 100 mil cópias. "Sonhando'' (2010), o último disco de Bruno & Marrone, vendeu 80 mil cópias. "Luan Santana ao Vivo'' (2009) vendeu 100 mil. "Borboletas'' (2005), o maior sucesso da dupla Victor & Leo, vendeu 500 mil.

Nessa toada, durante o segundo semestre, Paula Fernandes deve conseguir o que, desde o início dos anos 2000, parece ser uma utopia: vender 1 milhão de cópias. Na semana passada, ela também completou 17 semanas no topo das paradas de execuções em rádio.
O desempenho surpreendente não pegou a cantora completamente desprevenida. "É o sonho de todo artista alcançar o reconhecimento, ser querido pelas pessoas e levar sua música ao Brasil todo. Confesso que fiquei surpresa, mas sempre soube que a minha hora ia chegar'', admite ela, que, apesar de ter ganhado um empurrãozinho, já não precisa mais ser associada a Roberto Carlos.

"Ele não assinaria embaixo de algo que fosse mentiroso. Ele foi muito generoso por ter acreditado em mim'', expõe Paula. "Eu sempre acreditei no meu trabalho, estava faltando a oportunidade'', acrescenta a cantora.

Na metade do ano, Paula Fernandes completa 19 anos de carreira. O que é surpreendente, se for levado em conta que ela tem apenas 27 anos. Com dez anos de idade, a cantora lançou o seu primeiro disco, autointitulado, de forma independente. Estreou por uma grande gravadora em 2005, com "Dust in the Wind'', que reunia covers em inglês de artistas que ela diz admirar, como Simon & Garfunkel e Shania Twain.
"Aprendi a gostar do sertanejo de raiz com o meu pai, mas desde cedo me interessei por músicas em inglês'', relembra. "Pássaro de Fogo'' (2008), seu quinto álbum, vendeu mais de 100 mil cópias após a faixa "Quando a Chuva Passar'' entrar na trilha da novela "Escrito nas Estrelas'' (Globo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário