27 de maio de 2012

A mineirinha ferve

Paula Fernandes assume seu lado mulherão


Não foram só a voz aveludada, o jeitinho meigo e a tão falada cintura fina que geraram perguntas durante a coletiva de imprensa de lançamento do CD Meus Encantos (preço médio de R$ 25), na terça-feira, em São Paulo. Paula Fernandes entrou definitivamente no hall das grandes estrelas da música brasileira.
 
 
A maturidade do seu sétimo disco comprova que não foi por acaso o sucesso alcançado no álbum Paula Fernandes ao Vivo, cuja vendagem bateu recordes, com mais de 1,7 milhão de exemplares. Paula ousou, sim, mas não só neste trabalho, que tem faixas dançantes e mistura pop e country.
Ela também deixou de lado aquele visual mais comportado e migrou para o estilo mulherão, em um ensaio ousado, feito especialmente para a campanha de divulgação do álbum. Para marcar o lançamento, Paula deu início à turnê nesta sexta-feira, em São Paulo, em shows que seguem até este domingo.
 
 
 
"Sei mostrar meus encantos"
- Estou malhando pra caramba, não gostava de expor barriga, tinha aquela vergonha. É uma mudança, sei mostrar meus encantos, sou mulher como todas as outras. Eu sou a menina que é mulher, representante da autêntica brasileira. Mas acho a beleza muito relativa. Nunca fui apegada a isto. Sempre fui vaidosa, gosto de me cuidar, mas não tenho essa fissura.
 
 
 
Inspiração para as músicas
- É um processo intuitivo, eu não raciocino. Quanto mais eu raciocino, pior fica (risos). Simplesmente, acontece. Às vezes, uma frase me inspira, pego o meu gravador e registro, para não me esquecer.
 
 
Coração livre
- Tem gente que me arranja três namorados por semana! Não sei como dou conta (risos). Vai acontecer em algum momento. Acredito em conto de fadas. Quero constituir família, ter uma pessoa que entenda a Paula, a rotina que eu levo. Que me olhe de coque, de chinelo e de calça, em casa, e me chame de linda (risos).
 
 
 
Parcerias na hora de compor
- Com Zezé Di Camargo, a música surgiu no momento em que ele me ligou, em janeiro, e disse que queria uma canção mais de menina do interior. Saiu Mineirinha Ferveu. E com o Zé Ramalho, que é um lorde, foi o máximo! Eu disse para ele que tinha tanta vontade de fazer algo... Ele topou na hora, e veio Harmonia do Amor. Já com o Juanes, acho que encontrei alguém mais tímido do que eu!
 
 
Carreira internacional
- As parcerias internacionais são como a cerejinha do bolo! Canções que se completam (Hoy me Voy, com o colombiano Juanes, e Long Live, com a norte-americana Taylor Swift, no novo CD). A carreira internacional, se acontecer, será resultado de um trabalho bem-sucedido aqui.



Sexy, sim, senhor!
- A sensualidade não está na roupa nem a vulgaridade. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Eu sempre gostei de marcar a cintura, e toda mulher tem o seu truque, né? Quando dá vontade, eu uso (corseletes, que valorizam bem a cinturinha de pilão).
Quem é Paula Fernandes?
- Sou a filha da dona Dulce, adoro terra, mato, bicho, tenho dois cachorros, comprei uma chácara. Fui uma criança que brincou em cima da árvore, que ainda acredita em amor, em príncipe encantado, em conto de fadas. No disco, Barco de Papel representa a menina, e Mineirinha Ferveu, a mulher.
 
 
Cantora country, não sertaneja
Meus Encantos pode ser definido como um divisor de águas não só na carreira de Paula Fernandes, mas no gênero que ela apresentou ao país, quando estourou, há cerca de dois anos. No começo, todos acharam que ela seria mais uma cantora entre os sertanejos, mas não. Paula Fernandes inova ao trazer para o país a música country com letras em português. Victor & Leo fizeram um pouco isto, misturado com pop quando estouraram, em 2008, inspirados em Chitãozinho & Xororó, um dos precursores de arranjos country na música popular brasileira. Mas ambos mesclaram outros elementos a isto, como sertanejo, forró e pop, e distanciaram-se do country. O ritmo, que é um mix de estilos populares do Sul dos Estados Unidos, tem raízes na música folclórica, no jazz e no gospel. E se faz presente nas letras, nos arranjos e nas melodias do novo disco da mineira.
* O repórter viajou a convite da gravadora Universal Music.

Fonte: Diário Gaúcho

Nenhum comentário:

Postar um comentário