2 de junho de 2012

Mais de 300 mil visitantes são esperados nos 10 dias da 24ª Festa do Pinhão

Chegou a época do ano mais esperada para muitos catarinenses, em especial, para os 160 mil habitantes da oitava cidade mais populosa do Estado. Lages, na Serra, já frequenta, comenta, respira e vive um dos seus principais motivos de orgulho. A Festa Nacional do Pinhão começou na sexta-feira e vai até o dia 10 com a expectativa de atrair mais de 300 mil pessoas de todo o Brasil.

Um dos mais populares e tradicionais eventos do Sul do país, a Festa do Pinhão chega à sua 24ª edição com a maior estrutura e programação da sua história. Neste ano, serão 176 shows dos mais diversos estilos musicais para todos os gostos, do gospel ao rock and roll, passando pelo pagode e sertanejo, sem esquecer da música tradicionalista.

Muitas destas atrações acontecem desde 26 de maio, no Recanto do Pinhão, estrutura montada no calçadão da Praça João Costa, no Centro, e onde ocorreu a primeira edição da festa, em julho de 1973. Na época, o evento se resumia a duas barracas com comidas típicas, além de desfile da rainha e princesas e apresentações de músicos locais.

Neste ano, o Recanto do Pinhão foi montado numa parceria entre a prefeitura de Lages e o Grupo RBS, responsável pela identidade visual e divulgação do local. O espaço funcionará todos os dias, até 10 de junho, quando a festa acaba. Até lá, as cerca de 5 mil pessoas que passam diariamente pelo calçadão poderão contribuir com a Campanha do Agasalho. O acesso é gratuito.

Neste ano, o principal show do local será o do cantor Gaúcho da Fronteira, que ocorrerá no feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, dia 7. Já a comercialização de alimentos e bebidas será feita por seis entidades beneficentes, que ficarão com toda a renda.

Mas é mesmo no Parque de Exposições Conta Dinheiro que o "bicho pega". Na lista dos grandes shows nacionais deste ano, bandas e artistas consagrados como Nando Reis, Cachorro Grande, Almir Sater, Victor e Leo, Paula Fernandes, Michel Teló, Luan Santana, Jorge e Mateus e Sorriso Maroto.




Os destaques de sábado, a noite do rock, ficam por conta da Comunidade Nin-Jitsu, Chimarruts, Nando Reis e Cachorro Grande. Domingo, é a vez do show de Almir Sater, com entrada gratuita ao público. Já a 20ª Sapecada da Canção Nativa, um dos principais festivais do gênero na América Latina, vai de domingo até terça-feira.

A noite de quarta-feira deve atrair o maior público da história da festa, com os shows de Victor e Leo, Paula Fernandes e Michel Teló. A expectativa da organização é de que 60 mil pessoas estejam na festa neste dia, superando o maior público já registrado, de 53 mil em um show de Victor e Leo, em 2008.

Além de muita música e comida típica, quem circular pelo Parque de Exposições Conta Dinheiro durante a Festa do Pinhão corre o "risco" de se deparar com três beldades que estarão caminhando pra lá e pra cá.
Sempre sorridentes, simpáticas e atenciosas, a rainha Roberta Alessandra da Cruz, de 19 anos; a primeira princesa Nicole Xavier da Cruz Pereira, 19; e a segunda princesa Giulia Haendchen Fornasari, 18, têm a missão de representar a cordialidade do povo serrano ao receber seus visitantes.

As três foram eleitas em um concurso público realizado em dezembro, e desde então, está em seus olhares e sorrisos a imagem de uma das festas mais queridas do Sul do Brasil.

 Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário