12 de maio de 2011

Paula Fernandes – A Shania Twain brasileira?

 Paula Fernandes – A Shania Twain brasileira?

Elas são lindas, talentosas e arrastam multidões por onde passam. Shania, 45, começou cantar ainda menina. Hoje, a cantora canadense é consagrada mundialmente, mas não lança um trabalho inédito desde 2004. Seu último registro, Greatest Hits, que contava com três canções inéditas, chegou a vender mais de 4 milhões de cópias. No total da carreira são mais de 70 milhões. A estrela é a cantora “country” mais conhecida no mundo e desde 1993, ano em que estourou mundialmente, acumula fãs de todas as idades também no Brasil.
Paula Fernandes, 27, também começou a cantar pequena, mas foi em 2010 que o Brasil a conheceu de verdade. Após músicas em novelas e aparições em programas de tv, a cantora foi convidada por Roberto Carlos para participar do projeto “Emoções Sertanejas”. Apaixonante, encantou o rei, e sua carreira nunca mais foi a mesma. Não faltava muito para sua consagração. Em 2011, após o lançamento do DVD “Ao Vivo”, se tornou a principal representante sertaneja do gênero feminino da nova geração.
Aclamada por crítica e público, Paula é um misto de beleza e talento. Assim como Shania Twain, canta, toca, compõe, e tem raízes no campo. Além de vozes um pouco graves, as duas cantoras tem em comum referências musicais no Word Music e no Pop. Desde que o novo sertanejo começou a ganhar força, ansiava-se por uma cantora solo de sucesso e Paula vem ocupando este espaço. E o vem da melhor forma: aos poucos.

Quando o novo sertanejo começou a pipocar, há mais ou menos quatro anos, ansiávamos por uma voz feminina para representar a nova geração. Após quase três anos e muito amadurecimento de todas as candidatas ao posto, um conjunto de fatores revelou ao Brasil Paula Fernandes. Mas que fatores foram esses que colocaram a cantora num patamar acima das outras? Talento genuíno, beleza, simplicidade e um bom gerenciamento de carreira. Sim, Paula Fernandes foi construída aos poucos, preparada para assumir o posto de musa da música sertaneja.

Assim como Paula, Shania Twain também foi construída para brilhar. Após algumas tentativas frustradas em sua carreira, a cantora conheceu Robert Lange, seu futuro empresário e marido. Junto com Lange, Shania aproveitou a chegada da MTV, que buscava artistas não apenas com talento vocal, mas também com bom apelo visual para videoclipes. O resultado foi o álbum “The Woman in Me”, que vendeu mais de 16 milhões de cópias, alguns videoclipes e o Grammy de melhor álbum em 1996.

Em toda a história, a relação das mulheres com a música sertaneja sempre foi dificil, e apesar de talentosas as cantoras sempre enfrentaram um machista mundo sertanejo. Com muita batalha, Inhana, Inezita Barroso, As Galvão e Roberta Miranda (entre outras), conseguiram seu lugar ao sol, dificuldade que Shania Twain e outras cantoras de grande sucesso dos Estados Unidos não enfrentaram. Não é a toa que Dolly Parton,  Reba McEntire, Dixie Chicks, Carrie Underwood e mais recentemente Sara Evans e Taylor Swift figuram entre as cantoras mais populares do mundo.

Paula Fernandes ainda tem muito chão a percorrer para se equiparar à estrela country em matéria de sucesso, pois apenas debuta entre artistas de grande expressão. Porém, tem tudo para se consagrar, justamente por ser jovem ainda. Em seu novo trabalho, o “Ao Vivo”, Paula gravou ” Man I Feeel Like Woman”, uma das canções de maior sucesso de Shania, de quem é fã. Se seguir os passos da estrela canadense, quam sabe a mineirinha não se torne uma estrela de tanto sucesso quanto ela? Torcida com certeza não falta.

Um comentário:

  1. HAHAHA, E NUM E QUE E VERDADE MESMO? PARECE QUE LEGAL, EU ADORO A MUSICA MAN I FEEL LIKE WOMAN, AXO QUE JA DANCEI ELA NA FESTA JUNINA OU FESTIVAL :D

    ResponderExcluir