3 de fevereiro de 2011

MÚSICA - Paula Fernandes: luz própria


(São Paulo, BR Press) - O bordão "a minha voz continua a mesma, mas meus cabelos - quanta diferença!" cai como uma luva para explicar os trejeitos e a trajetória da cantora Paula Fernandes. A "menina de Sete Lagoas (MG)", como ela mesma se autodefine durante entrevista de lançamento do CD e DVD Ao Vivo, na tarde da última terça-feira (01/02), na capital paulista, canta desde os 8 e gramou muito até ser convidada por Roberto Carlos para dividir com ele o palco - e o reinado - no show deste Natal, na Praia de Copacabana.
    Paula fala de si tranquila, com a mesma segurança com que solta o vozeirão incompatível com a figura de moça delicada, mas não deixa os cachos em paz. Ele mexe no cabelo praticamente todo o tempo da entrevista - quase uma hora -, numa espécie de  "tique nervoso" que entrega sua preocupação excessiva com a imagem. Sabendo de sua obsessão pela juba, esta repórter cresce o olho num Babeliss ("chapinha" para encaracolar), que está sob a guarda das assessoras: "Só pode ser da Paula ", suspeito.
    Paula Fernandes surge, depois de duas horas de atraso, fresca e bela, num minivestido branco e, claro, com os cachos impecáveis (atenção caça-talentos para propaganda de xampu! Paula tem antecedente: fez comercial para o governo de Minas). Simpática, a mineira lança seu sorriso meigo e todos se derretem. "Por meio da luz do Roberto, pude mostrar a minha", explica. Ela sabe cantar, não resta dúvida. Mas para onde vai a musa de 26 anos, agora que tem a fama a seu favor?
    "Adoraria compor com Roberto, mas não houve nada combinado após aquele show", diz, com a mesma naturalidade que desmente qualquer envolvimento extra com Rei - "é natural que as pessoas pensem coisas pois aquele encontro foi muito mágico - surreal até", admite. Ambiciosa, a menina que pensou em largar tudo quando a família voltou para BH quebrada, depois de uma mudança (das 24 que fez na vida) mal sucedida para São Paulo, afirma que seu maior sonho é gravar com um artista internacional que admira, como a cowgirl americana Taylor Swift e o guitarrista jazzy John Mayer.
Original das Gerais
    Para nomear seu estilo, Paula prefere pop rural a sertanejo ou mesmo neosertanejo - caso da dupla Victor & Leo que participa de seu disco, junto com Leonardo e o mestre Marcus Viana, que praticamente tirou Paula do anonimato. "Cresci ouvindo Tonico e Tinoco e não tenho vergonha das minhas raízes. Somente acho que meu som transcende esse rótulo". Ela gosta também de desbravar caminhos, como mulher - jovem e  bonita - numa seara dominada por duplas masculinas.
Roberta Miranda, Nalva Aguiar e Helena Meirelles à parte, Paula Fernandes também compõe e faz questão de se afirmar como uma artista autoral - e original: "Não me invento, sou realmente como sou".
    Paula é meio caipirinha, é bem verdade. Mas tem aquela pegada pop e romântica que resulta num digerível cruzamento entre Ivete Sangalo e Ana  Carolina, de quem é fã e que considera "muito poderosa". Ciente de que sua energia light e sua música fácil toca as pessoas, Paula Fernandes sabe que está com a faca e o queijo na mão. Subproduto de Pássaro de Fogo (2009), seu primeiro disco pela major Universal, Ao Vivo já é Ouro com a pré-venda para lojas - o que vier do público é lucro. Antes, ela havia lançado um vinil aos 10, um CD aos 15, outro em 2005 (Canções do Vento Sul) e a compilação de sucessos internacionais Dust in the Wind como produtora em 2006, junto com Marcus Viana - que dá show à parte ao violino em Quando a Chuva Passar.
    Das Gerais para o mundo, a cantora "brejeira", como também se define, acredita desfrutar dos melhores anos de sua carreira com uma maturidade  conquistada em shows nos bares de BH, aos 26 anos, que lhe confere vantagens. Daquelas que só se tem quando se está na hora e no lugar certos. "As pessoas me param na rua, depois do show com Roberto, e perguntam: porque você demorou tanto para acontecer?". Paula cantou para a mãe quando pequena e, desde então, recebeu todo o apoio da família numa saga rumo ao estrelato. Deslumbre? "Gosto da simplicidade da minha música e quero que meu trabalho reflita isso".
    Nesse sentido, o clipe de Jeito de Mato, com participação de Almir Sater, incluído nos extras do DVD, traduz esse clima lindamente. E mesmo com os cachos de Paula amassados num chapéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário