ESTE TEXTO MARAVILHOSO FOI RETIRADO DO BLOGNEJO(http://blognejo.virgula.uol.com.br/2011/02/03/review-paula-fernandes-ao-vivo/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+blognejo+%28BLOGNEJO%29&utm_content=Twitter) , ESCRITO POR MARCUS VINÍCIUS E FAZ UM RELATO MARAVILHOSO SOBRE O NOVO TRABALHO DA PAULINHA.
Com um repertório pouco baseado no do disco “Pássaro de Fogo” (na verdade são só 6 ou 7 músicas deste disco, e mais uma nos extras), o DVD traz novas e maravilhosas composições da cantora, com destaque para as incríveis “Navegar em Mim”, “Sensações” (maravilhooooooosa), e uma parceria dela com o Zezé di Camargo intitulada “Pra Você”, que uniu o requinte da Paula com a pegada popularesca e metafórica das músicas compostas pelo Zezé. Entre as poucas regravações, algumas que ela já faz nos shows (“Amargurado”, “Apaixonado Por Você”, sucesso com Gino & Geno, “Tarde Demais”, do Chrystian e “Ainda ontem chorei de saudade”, do Moacyr Franco) e outras clássicas como “Tocando em frente” e “Índia” (as duas cantadas com a participação do Leonardo), além de “Costumes” (do Roberto Carlos).
Com a participação do Maestro que produziu o disco “Pássaro de Fogo” no violino, o Marcus Vianna (aquele das novelas da Globo), ela gravou novamente a música “Quando a Chuva Passar”, que tinha sido incluída numa edição especial do último disco depois de ter entrado na abertura da novela “Escrito nas Estrelas”. E resgatou também de um de seus discos anteriores a música “Não Precisa”, composta pelo Victor Chaves, e que contou com a participação do próprio e do irmão Leo, claro. A participação do Almir Sater ficou apenas nos extras do disco, num clipe da música “Jeito de Mato”. Ela ainda resgatou outra canção de seus trabalhos anteriores: “Seio de Minas”, em homenagem ao estado em que nasceu.
A influência country no trabalho da Paula Fernandes também é sempre bastante evidente. A utilização do pedal steel acentua ainda mais essa influência. E a semelhança dela com a Shania Twain é de fato incrível. Tanto que ela regravou “Man, I Feel like a woman”, que ela já faz nos shows, para este DVD (nos extras). Uma das vantagens de se fazer um DVD ao vivo no caso da Paula é que a voz dela está mais natural que nos CDs. Não entendo porque, mas no disco “Pássaro de Fogo”, por exemplo, duplicaram a voz dela em diversas músicas (como se houvessem outras pessoas cantando ao mesmo tempo), o que quase tirava o brilho de sua interpretação. Neste DVD, esta tática foi pouquíssimo usada, ou seja, a voz dela ficou ainda mais marcante.
Para o cenário e iluminação, quiseram remeter a uma paisagem mais bucólica e incluíram até uma árvore cenográfica. Mas em contrapartida aproveitaram muito pouco o fundo do palco, se preocupando apenas com mudar as cores em cada canção, mas sem a utilização de uma cortina temática, ou de algo que complementasse a árvore, como algo que remetesse a estrelas ou mais ainda ao campo. Por conta disso, o cenário parece incompleto.
O trabalho da Paula Fernandes é um dos mais originais e incríveis da atual música sertaneja. O problema é que ela parece ter caído na armadilha da fácil divulgação. Inventaram um boato de que ela estaria namorando com o Rei Roberto Carlos e ela instantaneamente foi rotulada como “a musa do rei”. Ontem mesmo eu li um texto no portal Terra que, apesar de ser um dos primeiros textos de um carioca sobre música sertaneja que não são cobertos do natural preconceito com o segmento sertanejo, a exalta apenas por esse novo rótulo. Justo ela que em uma recente entrevista disse que preferia não ser rotulada nem como “cantora sertaneja”, agora acabou sendo rotulada como a “namorada do Roberto Carlos”. Deu até entrevista no Fantástico apenas para comentar esse boato. Quem conhece e admira o trabalho dela sabe muito bem que ela merece muito mais que apenas o rótulo de “namoradinha do Roberto”. Ela tem mais é que passar longe desse tipo de fofoquinha e se preocupar em divulgar o maravilhoso trabalho que ela sempre executa. Afinal de contas, o que fica para a longevidade é o bom trabalho de um artista e não as fofoquinhas. E o trabalho da Paula Fernandes tem grandes chances de entrar para a posteridade num lugar de destaque.
Nota: 9,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário